Cooperativas de crédito brasileiras ampliam serviços e crescem mais que grandes bancos

As cooperativas de crédito no Brasil têm apresentado números de crescimento animadores. Elas estão ampliando as agências, o número de cooperados e ganhando mais representatividade no sistema financeiro. O último relatório do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) mostrou que no Brasil existem dois bancos cooperativos e 616 cooperativas, que alcançam R$ 953 bilhões em ativos (na carteira de crédito e nas demais operações) e 19 milhões de cooperados,  

Outra notícia importante: um relatório recente do Banco Central apontou que enquanto os grandes bancos privados apresentaram um menor crescimento na carteira de crédito, as cooperativas de crédito e as entidades digitais registraram um grande aumento em 2023.

Além disso, segundo uma reportagem do jornal Valor Econômico, as cooperativas de crédito estão ampliando o portfólio de investimentos, criando plataformas abertas, parcerias estratégicas com corretoras renomadas e desenvolvendo suas próprias plataformas internas.

A Promocred também está buscando novas maneiras de inovar. Exemplo disso são serviços como financiamento de veículos e a introdução do empréstimo consignado, que a cooperativa quer implantar, além de investir em uma nova sede, que será inaugurada em breve, para melhor atender aos cooperados.

Cooperativas ganham cada vez mais espaço

Conforme o Banco Central, a concentração do mercado de crédito bancário doméstico está em baixa. E essa tendência positiva aponta para uma diversificação maior e mais competição no setor. As cooperativas de crédito, junto com as entidades digitais e outras instituições privadas, aumentaram a participação no mercado de crédito, um movimento fundamental para diminuir a dependência dos grandes bancos e proporcionar mais opções aos consumidores.

A estabilidade das despesas com provisões e a expectativa de um ciclo de queda da taxa Selic podem contribuir para uma melhoria contínua na rentabilidade, principalmente para as cooperativas de crédito, que poderão expandir as operações e aumentar a base de associados, segundo o Banco Central.

Novos projetos e diversificação de investimentos

Tradicionalmente, as cooperativas oferecem serviços como recibos de depósitos cooperativos (RDCs), títulos de renda fixa semelhantes aos certificados de depósitos bancários (CDBs), além de letras de crédito agrícola e imobiliário (LCAs e LCIs). À medida que os brasileiros se interessam mais por investimentos e com a chegada de assessores e influenciadores de finanças ao interior do país, o sistema cooperativista de crédito vem buscando implantar outros serviços.

Algumas cooperativas estão criando plataformas de investimento que incluem fundos, papéis de renda fixa, ações, fundos imobiliários e Tesouro Direto. O objetivo é oferecer aos cooperados uma variedade de produtos semelhantes aos das corretoras tradicionais.

Além disso, as cooperativas estão formando parcerias com corretoras renomadas para disponibilizar fundos de outras gestoras, mantendo a simplicidade e acessibilidade. Outra iniciativa é o desenvolvimento de suas próprias plataformas de investimento, que permitem acesso à bolsa, a fundos geridos pela própria cooperativa e ao Tesouro Direto. Dessa forma, os associados têm acesso a uma ampla gama de produtos financeiros, similar ao que é oferecido pelas corretoras tradicionais.

Os principais desafios das cooperativas hoje são desenvolver expertise interna e lidar com a crescente competitividade do mercado. Em contrapartida, a expansão dos serviços e a educação financeira promovida por elas contribui para a inclusão financeira, principalmente naquelas regiões com pouca presença de corretoras. 

Quem faz parte de uma cooperativa de crédito desfruta de benefícios como atendimento personalizado e menor conflito de interesses, já que os funcionários não ganham comissões por produtos vendidos. Com estratégias focadas em parcerias, educação financeira e atendimento individualizado, as cooperativas de crédito garantem maiores condições de continuar crescendo no Brasil e atender às necessidades reais dos associados.