Pesquisar
Close this search box.

Promocred completa 25 anos de solidariedade financeira e crescimento

No coração do Ministério Público de São Paulo, uma história de cooperação e crescimento financeiro está completando um quarto de século. A Promocred celebra no dia 27 de maio seus 25 anos de existência, marcados por muito crescimento e um forte compromisso firmado com todos os cooperados.

Ao longo dos anos, a cooperativa administrada por promotores e procuradores se mostrou uma alternativa viável aos bancos tradicionais. A Promocred oferece serviços financeiros aos cooperados como empréstimos e capitalização, com taxas competitivas e um atendimento personalizado e humanizado, típico de uma comunidade de solidariedade financeira.

 “Em 25 anos, realizamos um sonho sem riscos, somando à história do Ministério Público (MP). Proporcionamos conforto e conformidade aos colegas para frequentarem seu próprio banco”, celebra José Carlos Cosenzo, presidente da Promocred. Ele relembra o início da jornada da cooperativa, até os dias de hoje, quando a cooperativa se firma na excelência do cooperativismo financeiro e anuncia novos projetos, como a sede própria, que será inaugurada em junho, além de novos serviços aos cooperados.

O início

Era 1999 quando o processo da fundação da Promocred se iniciava, concebido por um grupo de procuradores e promotores do Ministério Público do Estado de São Paulo, que é o maior do Brasil. “A história da Promocred é extremamente rica. Nos reunimos para buscar uma alternativa financeira sólida para os membros do Ministério Público”.

Na época, Cosenzo era tesoureiro da Associação Paulista do Ministério Público e ofereceu toda a estrutura para a cooperativa funcionar. No início eram apenas 63 cooperados e um modesto capital. Depois de um período de inatividade, a cooperativa iniciou suas operações oficialmente em março de 2003, quando ele já era presidente da Associação Paulista do MP. A Promocred começou fazendo captação e empréstimo de valores, depois funcionou como banco. “O primeiro presidente foi Délcio Delarco”.

A pandemia trouxe oportunidades para a cooperativa se reinventar. Com a otimização de serviços e o acesso fácil aos cooperados à Promocred continuou a prosperar. Hoje, o cenário é muito diferente. Com mais de 350 cooperados e um patrimônio líquido de R$ 10.800 milhões, ela se estabeleceu como uma instituição financeira independente, com uma estrutura enxuta e eficiente.

 “Aumentamos o nosso patrimônio em uma ação entre amigos”. Hoje, 70% dos fundadores estão presentes na cooperativa (os demais faleceram), testemunhando a transformação e o avanço da instituição.

 
A grande vantagem de pertencer a uma cooperativa

Cosenzo destaca a diferença fundamental entre uma cooperativa e um banco tradicional, ressaltando a estabilidade consolidada da Promocred em um mercado de juros altos e desafios financeiros, e a capacidade da cooperativa de atender às necessidades imediatas dos cooperados, seja em momentos de crise pessoais ou de saúde.

“A Promocred não cobra um centavo pelo serviço, enquanto nos bancos os serviços são caríssimos. Na cooperativa, os cooperados não pagam taxas”.

Se o cliente não consegue pagar uma dívida num banco, precisa fazer outro empréstimo para cobrir o primeiro. Na cooperativa há flexibilidade para renegociar dívidas, garantindo tranquilidade para pagar aos nossos cooperados.

Na história do Ministério Público, vários bancos foram contratados para administrar os vencimentos dos seus integrantes. Com a redução das agências bancárias, os clientes ficam sem contato humano. A cooperativa de crédito é o melhor sistema, uma ação entre amigos.

A transparência é outra grande vantagem da cooperativa. Enquanto os bancos prestam contas apenas ao Banco Central, a cooperativa permite que o cooperado acompanhe tudo digitalmente através do “portal da transparência”, atualizado mensalmente em seu site. Sendo submetida constantemente a auditorias interna e externa, bem como acompanhada de perto pelo Banco Central do Brasil.

Dentre os objetivos da Promocred, um deles é orientar e prestar educação financeira, capacitando-os a fazer escolhas conscientes e seguras em relação aos créditos, além de fornecer um ambiente financeiro seguro e acolhedor para todos os seus cooperados. “Na cooperativa a solidariedade entre amigos é como uma família. O cooperado tem acesso a todos os dirigentes e integrantes da carreira, podendo ligar e tirar dúvidas facilmente”.

Ao contrário dos bancos, onde o lucro é somente do banqueiro e acionistas, a Cooperativa é uma instituição sem fins lucrativos, portanto, os resultados obtidos em suas operações são distribuídos a todos os cooperados, ou seja, todos são donos da Promocred.

Ao se associar e capitalizar mensalmente, você investe na cooperativa, proporcionando maiores e melhores resultados a todos. E este capital, é remunerado de acordo com as sobras da Promocred, com base na taxa SELIC, que são incorporados a conta individual dos cooperados ao final de cada exercício.

 
As novidades e as projeções do futuro 

A Promocred está sempre procurando maneiras de inovar. Serviços como financiamento de veículos e a introdução do empréstimo consignado são exemplos das propostas que a cooperativa quer implantar, brevemente, para atender às necessidades dos cooperados.

Outra grande realização foi a aquisição de uma sede própria. A sede, localizada na rua Benjamin Constant, será inaugurado em junho. Está estrategicamente posicionado, a menos de 200 metros do Ministério Público de São Paulo e a menos de 100 metros da sede social da Associação Paulista do MP, próximo à Faculdade de Direito, no Largo de São Francisco. “É um belo prédio. Convidamos a todos para frequentar a sede, especialmente para fortalecer os laços entre aqueles que desejam ver o Ministério Público crescer. A sede própria oferece conforto e segurança aos colegas, sendo um local ideal para encontros e interações, com acesso direto”.

 
Importância da Educação Financeira e da união por cooperação

A dificuldade de ingresso de novos membros é um desafio, mas o sistema da Promocred se torna cada vez mais atraente, porque promove cidadania e solidariedade, onde todos ganham e ajudam. “Resumindo, na cooperativa é possível obter lucro com menos risco, numa ação entre amigos”.

Cosenzo convida todos os membros do Ministério Público de São Paulo, principalmente os mais novos promotores de justiça, a se juntarem à esta celebração de 25 anos e a conhecerem de perto o mecanismo de uma Cooperativa de Crédito que é verdadeiramente sua. Com uma visão de crescimento responsável e uma missão de promover o bem-estar financeiro de seus cooperados, a Promocred se torna um exemplo no Brasil, de iniciativa no cooperativismo financeiro.

Confira abaixo, fotos de alguns registros antigos da Promocred:
fotos promocred 0
Da esquerda para direita, de cima para baixo: Valter Del Ciampo, Francismar Lamenza, Dirceu Sordi Nogueira, Silvio Barros de Almeida, Magino Alves Barbosa Filho, Luiz Henrique Cardoso Dal Poz, Rossini Lopes Jota, Jethro Pires, Ruy Cid Martins Vianna, José Carlos Cosenzo, Delcio Delarco, José Eduardo Diniz Rosa, Alberto Carlos de Sabóia e Silva e João Iseppe.
fotos promocred 3
Da esquerda para direita: Valter Del Ciampo, José Carlos Cosenzo, Sebastião Baccega, Arthur Cogan, José Carlos dos Santos Cariani e Gabriel Eduardo Scotti.
fotos promocred 2
Da esquerda para direita: Marcelo Camargo Milani, Gabriel Eduardo Scotti, Sebastião Baccega, Terezinha Medina Cariani, José Carlos dos Santos Cariani, Arthur Cogan e José Carlos Cosenzo.
fotos promocred 1