Ações representam um impulso ao cooperativismo no Ano Internacional das Cooperativas
2025 será um ano especial. O Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU, chega como uma chance única de mostrar a força do cooperativismo no Brasil e no mundo. E, em cada canto deste país imenso, os movimentos de cooperação prometem transformar vidas e reforçar a ideia de que, juntos, podemos ir mais longe. No coração dessa mudança está a Agenda Institucional do Cooperativismo 2025, que será lançada no dia 18 de março, em Brasília.

Eventos que movimentam o país
A Agenda Institucional do Cooperativismo vai reunir lideranças e autoridades dos Três Poderes. Ali, será o marco inicial de uma série de ações práticas, que podem transformar a vida de milhões de brasileiros. Mais do que uma reunião, o evento será um manifesto, onde as prioridades do movimento cooperativista serão levadas diretamente à mesa dos poderes. O Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) vai expor as demandas do setor, com o objetivo de garantir que o cooperativismo tenha o apoio político necessário para continuar a crescer e impactar positivamente o país.
Após o lançamento da agenda, o 19 de março será marcado pelo seminário Cooperativismo de Seguros: Um Novo Capítulo para o Coop, um evento inédito que irá reunir especialistas e líderes do setor para discutir as potencialidades do cooperativismo no mercado de seguros. Esse é um setor promissor, com o poder de transformar a proteção financeira de milhares de famílias brasileiras.
Em junho, a Semana de Competitividade – Edição Especial Comunicação e Marketing, de 9 a 11, trará especialistas para um mergulho profundo nas estratégias de comunicação que podem ajudar a alavancar ainda mais o cooperativismo no país. A troca de experiências e ideias tem a proposta de aquecer o movimento, tornando-o mais visível e mais acessível a todos.
O Dia Internacional das Cooperativas, em julho, ganha um sabor especial em 2025. No primeiro sábado do mês, o país inteiro será lembrado da importância das cooperativas, com projeções mapeadas em fachadas de prédios em diversas cidades. É uma forma de fazer com que a sociedade enxergue o cooperativismo não apenas como uma forma de trabalho, mas como uma verdadeira força de transformação social.
Mais adiante, no dia 31 de julho, o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2025 será lançado, trazendo os números mais atualizados sobre o movimento no país. O anuário é uma fotografia da força do cooperativismo, um reflexo de como ele tem crescido e impactado, ano após ano, todas as áreas da economia e da sociedade.
A sustentabilidade como norte
Em 2025, o cooperativismo estará fortemente presente na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, no Pará. Esse evento, que reunirá líderes mundiais para discutir soluções para a crise climática, terá as cooperativas como pioneiras em práticas sustentáveis. A presença do cooperativismo na COP30 é uma grande oportunidade de mostrar que o movimento não só contribui para o meio ambiente, mas também ajuda na construção de um futuro mais verde e mais justo.
O Dia de Cooperar (Dia C), no dia 30 de agosto, será uma data para que as cooperativas mostrem sua força no campo da solidariedade. Com mais de 5 milhões de pessoas impactadas por ações sociais em todo o Brasil em 2024, esse evento promete ser ainda maior, com ações que vão de doações e reformas até a promoção da saúde e da educação nas comunidades.
O futuro cooperativo está nas nossas mãos
Em outubro, o Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) vai reunir acadêmicos e especialistas para refletir sobre o impacto do cooperativismo no Brasil e suas perspectivas para o futuro. E, no Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, em outubro, o setor de crédito será celebrado como um verdadeiro motor de inclusão financeira, que leva serviços justos e democráticos a quem mais precisa.
No final de ano, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão buscará reconhecer as cooperativas que mais se destacaram pela qualidade e inovação na gestão, reforçando o compromisso do cooperativismo com a excelência e o desenvolvimento contínuo.
As ações realizadas ao longo do ano podem ser acompanhadas pelo site https://www.agendainstitucional.coop.br/.
A força do cooperativismo
Em 2025, o cooperativismo busca se fortalecer como nunca. O movimento vai além das palavras, tomando forma nas ações, nos eventos e nas mudanças que promete para o Brasil. Ele é o reflexo do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos, em sintonia, por um futuro mais justo e sustentável.
