Não importa o tamanho da renda, toda e qualquer pessoa ou família que deseja manter um orçamento em dia depende de um bom plano, e todo bom plano financeiro deve ter bem traçado suas prioridades para que possamos entender o que é dispensável na jornada rumo à estabilidade financeira.
Por esse motivo, todos devem se dedicar a essa análise e definir, dentro de sua realidade, quais aspectos e gastos deverão ser destacados e priorizados em seu planejamento.
SE TODOS OS GASTOS SÃO PRIORIDADES, ENTÃO NÃO HÁ PRIORIDADE.
O primeiro passo para você conseguir entender sobre suas condições atuais e identificar o que irá priorizar é fazer um levantamento das suas receitas e despesas. Eu chamo isso de Raio X da vida financeira, pois é essencial para você conseguir enxergar o cenário atual e ter consciência de quais são as suas necessidades.
Cada pessoa ou família possui suas particularidades, por isso analise seu orçamento e veja o que é indispensável no seu orçamento. Há pessoas que fazem questão de fazer uma viagem internacional todo final de ano, portanto será preciso poupar dinheiro para que isso ocorra com frequência e sem preocupações. Assim como também existem aspectos inegociáveis, para algumas pessoas, dentro de um orçamento, como determinado plano de saúde ou a prestação do financiamento de sua casa.
O objetivo é organizar suas despesas e criar uma escala de prioridades para identificar o que é mais importante para você.
Desta forma, é possível compreender claramente como distribuir as suas receitas entre as despesas e investimentos.
Será muito mais fácil para você respeitar os limites de gastos pré-estabelecidos no seu orçamento, pois você saberá a razão pelo qual você está deixando de gastar no dia a dia. Você compreenderá que seu “sacrifício” valerá a pena, pois você está guardando dinheiro para conquistar algo muito maior, por exemplo, a viagem internacional no final do ano.
MANTENHA SUA VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL
Talvez já tenha acontecido com você de falar que vai guardar dinheiro no final do mês, mas ao chegar na metade do mês o dinheiro já foi quase todo, e ainda restam algumas contas a serem pagas, ou então, não foi possível comprar tudo aquilo que você tinha planejado.
Aí vem a pergunta: para onde foi o salário?
Muita gente vive essa realidade todos os meses e sabe por que isso acontece? Porque não foram definidas as suas prioridades financeiras. Com esse comportamento damos preferência para aquilo que poderia ficar em segundo plano e acabamos negligenciando o que deveria ser priorizado. Se não tiver prioridade, você irá priorizar aquilo que aparecer para você no momento.
Tenha uma perspectiva de longo prazo e trace seus planos, seus desejos e suas metas. Isso vai te ajudar!
Lembre-se, estabelecer prioridades dentro de um planejamento financeiro auxilia a manter uma vida financeira mais saudável, longe das dívidas e respeitando muito bem os limites estabelecidos pelo orçamento de cada um.
Para conquistar o sucesso, saiba antes o que você deseja!